Vazamento de Gás problema sério e como prevenir.

Vazamentos de gás são muito perigosos e recorrentes aqui no Brasil, podendo surgir a qualquer momento em nossas casas, comércios, indústrias e etc.

Tornando em problemas muitos graves, devido ao vazamento de gás nem sempre são fáceis de ser percebidos apenas com cheiro, porque também são incolor, não vemos a olho nú.

As tubulações de gás natural mais antigas existentes ainda são mais fáceis de acontecer um vazamento devido antigamente aplicarem técnicas defasadas.

Hoje em dia, as coisas mudaram tantos e ficaram tão complexas e instalações importantes que garantem gás encanado em apartamentos e residências.

Seja pela instalação errada, tubulações antigas, falta de manutenção corretiva e preventiva ou mau uso, os vazamentos de gás irão acontecer de forma oculta, oferecendo muitos riscos a saúde e a vida dos moradores.

Confira dicas para se evitar vazamento de gás.

Como funciona o gás natural e como ocorrem vazamentos de gás

O gás natural existe em grande concentração em reservatórios naturais no subsolo e considerado um combustível fóssil.

Ele é Obtido com o resultado da decomposição de animais e plantas, através da perfuração do solo.

Os hidrocarbonetos gasosos contidos no gás natural promovem um gás mais limpo como o gás metano.

O gás natural é distribuído para uso por gasodutos, passando por etapas de extração e processamento de impurezas, garantindo um gás muito mais limpo e seguro.

Apesar de toda segurança envolvida, quando comparado com outros tipos de gases como o GLP de cozinha, o gás natural também oferece riscos à saúde e vida quando ocorrem vazamentos de gás.

Os vazamentos de gás podem acontecer caso haja algo na tubulação que não esteja corretamente instalada ou o usuário deixe o fogão com alguma boca aberta, ou até mesmo, vazamentos em conexões e mangueiras antigas.

É fundamental que qualquer sinal ou cheiro no local chame uma empresa de um caça vazamento urgente.

Perigos dos vazamentos de gás

O gás natural é menos denso e leve que o ar, se uma casa estiver com portas e janelas fechadas, o gás irá subir e ficará na parte superior, e caso alguém acenda uma lâmpada, pode haver uma explosão.

Essas Informações eram para residências ou qualquer lugar que ainda existiam aquelas lâmpadas amarelas de filamentos antigas que ao acender uma emitia faíscas.

Hoje em dia, devido os grandes acidentes que aconteceram por vazamentos de gás antigamente essas lâmpadas foram extintas por motivos de segurança, mais ainda existem pessoas que ainda usam elas.

A inalação é outro problema grave, com pouca concentração de gás em um local sem ventilação, se inalado por muito tempo, pode causar falta de ar, confusão mental até inconsciência, levando a morte.

Mesmo oferecendo mais praticidade e tranquilidade que o gás de cozinha convencional, é preciso estar atendo a esses perigos e seguir orientações para evitar vazamentos de gás em casa.

Dicas para evitar vazamentos de gás natural

1. Analisar se o fogão residencial ou de restaurantes está funcionando corretamente os botões, bocas e forno estão com a chama muito alta ou baixa. Sinal de Perigo verifique.

Botão duro, panelas estão ficando sujas após cozimentos, são sinais podem ser problemas no equipamento, sendo necessário ajustes ou até a troca por um novo. Corrija imediatamente.

  1. Se morar em apartamento, desconfie de qualquer cheiro de gás. Em condomínios, o gás natural e muita das vezes a tubulação é externa para facilitar caso haja vazamento o gás vai para área externa evitando assim a inalação do mesmo.
  2. Mesmo assim deve-se checar conexões e adaptadores caso aja existência de odor no ambiente, abra janelas e portas para se dissipar rapidamente.
  1. Gás GLP e Gás Natural não possuem cheiro e é ruim de visualizar também.

Gás de cozinha, seja GLP ou natural, não possuem cheiro e nem cor, mas as refinarias adicionam componentes que produzem odor e coloração azulada, para ficar mais fácil a identificação em vazamentos de gás.

  1. Se tiver um vazamento de gás, não acenda luzes e chame um profissional

Se n sua casa, apartamento, restaurante ou comércio você perceber o odor de gás orientação é nunca acender luzes, pois isso pode gerar faíscas e causar explosões.

A primeira coisa a ser feito em vazamentos de gás é abrir janelas e portas, fazendo com que a ventilação corra pelo imóvel.

Após isso feito, feche o fornecimento de gás ou pare tudo e chame um caça vazamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Caça Vazamento Casa Nova
Chamar no WhatsApp