
O esgoto, em sua forma ampla (quando não tratado corretamente), provoca diversos problemas relacionados à saúde.
Já que a água descartada, é composta por materiais orgânicos, inorgânicos e por dejetos, que ao entrar em atrito com o solo, polui a natureza, gerando doenças e enfermidades graves.
O tratamento adequado dos esgotos constitui em remover todas as impurezas da água, ou seja, o principal objetivo, é eliminar toxinas e agentes noviços, deixando a mesma completamente limpa para que possa ser reaproveitada.
Porém, nem sempre é assim que funciona. Existem muitos bairros e comunidades espalhados pela nossa cidade, que possuem o esgoto a céu aberto, exposto.
Relatos de moradores que residem próximos a essas regiões, afirmam que as tubulações estão rachadas e o mau cheiro pode ser sentido até mesmo dentro de casa, sempre acompanhado de moscas varejeiras.
Seria óbvio ressaltar que esse tipo de problema, está relacionado ao saneamento básico, o que é considerado o fundamental para se ter uma vida saudável e que é obrigação do estado tomar medidas cabíveis para a resolução desse fato.
Propagação de roedores e insetos
Doenças causadas por escorpiões, ratos ou baratas, é bastante comum em locais que possuem vazamentos de esgotos.
Ou seja, esses ambientes são propícios para a alimentação e sobrevivência desses animais, trazendo ainda mais ameaças e riscos à vida humana.
Gases expelidos no meio ambiente
O escoamento de água contaminada nos esgotos, juntamente com a emissão de gases prejudiciais, podem causar problemas respiratórios quando inalados.
- Cloro
- Metano
- Sulfato de hidrogênio
- Dióxido de carbono
- Dióxido de enxofre
- Óxido nitroso
O contato olfativo desses gases, podem causar a morte, dependendo do nível de exposição em que ele se encontra.
Como localizar e restaurar um vazamento de esgoto?
Com o auxílio de uma equipe profissional em caça vazamento, é possível identificar a origem do problema.
Uma das técnicas e equipamentos utilizados no momento da avaliação, é o Vídeo Inspeção, que é basicamente uma câmera acoplada a um cabo de fibra óptica.
Através de imagens em tempo real, é capaz de transmitir o interior dos canos, facilitando assim, a proveniência do dano, sem ter a necessidade de quebrar chão e paredes.
Após a indetificação do vazamento, é que o trabalho se inicia e todos os procedimentos necessários são feitos.
O serviço é realizado em pouco tempo, de forma eficiente e segura, onde todos os cuidados são priorizados para que não ocorram danos ao sistemas de esgotos.